Reinhardt, Aline

domingo, setembro 03, 2006

Texto Coletivo

co-link

grupo:
Aline Reinhardt-Tarde para Aproveitar
Jennifer Morais - Cidade fantástica
Lucas Schuch - Motivo para (des)gostar
Marcos Leivas - A Caminhada do Campeão

· Qual modelo de rede pode ser aplicado para o exercício? Explique.

O modelo de redes igualitárias é o que melhor se encaixa no exercício, porque todas as palavras do texto têm (teoricamente) a mesma chance de receberem link. As conexões desses links com as palavras se darão como que de forma aleatória, dependendo da associação feita pelo autor do link ao ler o texto.

· O co-link pode ser considerado uma forma de CMC? Explique.

Pode, porque as pessoas partilham, de forma assíncrona, representações do seu entendimento do texto ou de parte do texto, e dão uma forma de resposta para o autor do texto, mostrando para ele como compreenderam a mensagem que ele passou, interagindo com ele e com os demais leitores através da colocação de links e conseqüente construção do texto.

· Quais características do hipertexto estão presentes? Explique.

Como característica do hipertexto, a estrutura de rede está presente, uma vez que os links levam a várias outras partes da Web. Também é notada a modularidade, uma vez que os vários links que vão sendo colocados permitem que eu tenha uma compreensão maior do texto ao visitá-los.

· A escrita coletiva pode ser uma forma de inteligência coletiva (Lévy)? Explique.

Pode, porque cada um que participar da escrita coletiva estará colocando um pouco do seu conhecimento, das associações que fez e das coisas que pesquisou ou das quais lançou mão para poder compreender melhor o texto, disponibilizando, na forma de link, essas possibilidades maiores de entendimento do texto publicado.