Reinhardt, Aline

quinta-feira, julho 27, 2006

Características da Internet

a)Velocidade:

Google. Rapidamente carrega a página inicial e disponibiliza o resultado da pesquisa. É muito prático e veloz.

GoogleNews. Notícias sempre novas, devido à constante atualização da página, podendo mudar as manchetes em intervalos de dez minutos ou menos.

b)Interatividade:

O site da RádioCOM oferece uma enquete com três opções. (interação reativa, como classifica Primo). Entretanto, segundo a teoria dos níveis de interatividade, de Lemos, o site oferece um nível maior de interação ao sugerir àqueles que escolhem a terceira opção (“outra resposta”) que participem de seu fórum, dando assim uma oportunidade de expressão própria.

O programa Skype permite a interação entre pessoas em conversas de voz através de telefonia ponto a ponto. Através desse programa pode-se ter uma conversa com voz em tempo real, conversar através de mensagens digitadas, trocar arquivos, realizar conferências, entre outras coisas. (permite interação mútua, ou, ainda, um alto nível de interação).

c)Hipertextualidade:

Os artigos da Wikipédia são hipertextos repletos de links, permitindo que, a partir de um artigo sejam lidos e conhecidos diversos outros artigos que tratam de assuntos variados.

Página do pesquisador Ricardo Schütz e sua equipe, que ajuda estudantes de fonética sobre o inglês produzido no Brasil. Contém vários links dentro dos artigos publicados, que permitem uma melhor compreensão de seu texto quando acessados.

d)Convergência de mídias:

Rádio Terra. Web radio, uma tentativa de, através da web, disponibilizar uma programação muito parecida como a de uma rádio convencional. É mais interativa e permite uma maior diversidade de estilos, músicas, informações etc. do que uma rádio convencional.

AllTV. Da mesma maneira que a web radio, a web TV traz uma programação de formato muito próximo da TV convencional, com as vantagens de interatividade e maior liberdade de escolha. Os dois exemplos mostram a capacidade da internet para ser um elo entre as diversas mídias, proporcionando a criação de novas mídias que são muito próximas das convencionais e que estão "dentro" da internet.