Apropriação, Desvio e Despesa Improdutiva
Apropriação:
• Pode ser considerada uma forma de apropriação uma utilização muito peculiar do sistema de comunicação do Orkut através de scraps quando utilizado de forma síncrona. Teoricamente, os scraps são uma forma de comunicação assíncrona, na qual as pessoas deixavam recados para serem vistos e respondidos com alguma diferença temporal, e de forma um tanto quanto isolada, sendo uma porta para um futuro bate-papo através de outro sistema (a partir de troca de endereços MSN etc.). Entretanto, algumas pessoas mantêm conversas enormes através de scraps do Orkut, chegando ao ponto de atualizar (F5/ refresh) constantemente a página de recados para não perder a instantaneidade de recebimento do novo scrap e respondê-lo o mais rápido possível.
Desvio:
• Jogos como Lineage, Counter Strike etc. que, originalmente, são jogos com servidores pagos. Para que um maior número de pessoas tivesse acesso aos jogos, foram criados servidores piratas gratuitos, permitindo, assim, que eles fossem acessados por qualquer pessoa que se interessasse. Em função de uma conjuntura econômica, bastante presente no caso brasileiro, são feitos usos diferenciados dos jogos, que podem ser considerados como usos indevidos ou negativos desses jogos que deveriam ser pagos. A partir de uma necessidade, outras inovações foram sendo feitas na “versão” apropriada, sendo que, em alguns jogos, até mesmo a evolução dos avatares nos servidores piratas se dá com maior velocidade que nos servidores oficiais.
Despesa improdutiva:
• A troca de correio eletrônico também sofreu inúmeras apropriações, e uma delas é muito conhecida: a corrente. Correntes de e-mail são classificadas como despesa improdutiva, uma vez que provém do tempo dedicado ao ócio na Internet e que não acrescentam muita coisa a quem as recebe. Fazem parte do ócio e podem ser consideradas como lazer pelos adeptos do envio desse tipo de mensagem.
A ideologia ciberpunk é refletida na ação de Hackers e Crackers na medida em que essa atividade se baseia nos princípios de liberdade de informação, e de livre e democrático acesso à tecnologia. São fortemente baseados, também (em especial a ação cracker), na luta contra o poder, na luta contra as formas de governo e dominação. Ir contra o sistema é a principal motivação e o principal foco da atividade hacker e cracker. Vão contra o sistema social atingindo os sistemas de informação.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home